#8 A solução é o Planeta B?

Muitas pessoas hoje em dia se apoiam na simples ideia de explorarmos um planeta alternativo, no caso Marte, como a solução para todos os problemas criados pelo próprio homem.

Fato é que, colonizar um outro planeta e levar o problema daqui pra lá, está longe de ser a solução para a prosperidade da nossa espécie. Para nós, isso soa muito mais como um “jogar a sujeira para baixo do tapete” e não enfrentar de fato os problemas, que sim são complexos, mas sim, são passíveis de solução se pensarmos JUNTOS e se houver um comprometimento e responsabilidade de TODOS.

 

 

Há muito a se comemorar e é perceptível as soluções e os avanços que estamos tendo na direção da sustentabilidade e existem planos para serem cada vez mais expressivas.

A preservação do planeta nunca esteve tão em alta e preocupando todos os setores da economia. Afinal, queremos quebrar a visão fictícia porém, futurista do homem mais rico do mundo, Elon Musk onde o seu sonho é colonizar Marte para que não se extingue a espécie humana.

“Na minha morte, eu gostaria de deixar o mundo pensando que a humanidade tem um futuro brilhante. Se pudermos resolver o problema da energia sustentável e seguir o caminho certo para nos tornarmos uma espécie multi planetária, construindo uma civilização autossuficiente em outro planeta - para sermos capazes de reagir ao pior cenário, em que a consciência humana se extinguiria - então... Eu acho que seria muito bonito.”

 

Essa é uma das suas frases célebres sobre o futuro do nosso planeta Terra e que devemos combater e lutar por nossa casa. Vocês devem estar se perguntando… como iniciamos? O que podemos e devemos fazer além dos muros da moda?

 

 

Tudo começa com uma única palavra:

Sustentabilidade: PENSAR E AGIR DE FORMA SUSTENTÁVEL

Certo, é um conceito complexo. Mas em termos das ações diárias que cada um de nós faz, se todos usássemos pequenos truques, o impacto seria significativo.

O que consumimos em casa pode ser refletido diretamente nos maiores e mais fundamentais ecossistemas da Terra. Segundo a COP26*, podemos iniciar dessa forma:

 

  1. Compre menos itens

De todas as matérias-primas que tiramos da natureza e transformamos em produtos, cerca de dois terços acabam sendo desperdiçados.

 

  1. Coma mais vegetais

Criar e matar 80 bilhões de animais a cada ano para se alimentar definitivamente coloca uma pressão sobre o nosso planeta, principalmente por causa do solo necessário para cultivar e colher forragens, seja soja, milho ou grama.

 

  1. Reduza o consumo de energia.

 

  1. Evite plásticos descartáveis

Todos os anos, produzimos 300 milhões de toneladas de resíduos plásticos - quase o peso de toda a população humana.

 

  1. Use detergentes ecologicamente corretos

Ter uma casa limpa nunca foi tão essencial, mas você não precisa desencadear uma tempestade tóxica para conseguir isso. As prateleiras dos supermercados ainda estão carregadas com produtos de limpeza em embalagens plásticas cheias de produtos químicos potencialmente prejudiciais à saúde humana e ao planeta. Substitua o alvejante corrosivo por bicarbonato de sódio ou vinagre para limpar banheiros e drenos ou, para o banheiro ou cozinha, escolha produtos de limpeza mais delicados.

 

  1. Pense em microfibras

Não é apenas o mar de plástico que vemos trazido para terra em praias ao redor do mundo que prejudica o meio ambiente. Durante cada ciclo de lavagem doméstica, os materiais sintéticos liberam cerca de 700.000 microfibras: pequenas partículas de plástico que deslizam através dos sistemas de filtragem atuais para acabar em nossos mares, onde são ingeridas por organismos aquáticos.

 

  1. Compre itens de cuidados pessoais mais ecológicos

Todos nós amamos produtos de beleza ou banho. Mas quando entendemos o que funciona e o que gostamos, comprar um refil em vez de outro frasco ou garrafa pode nos poupar toneladas de lixo.

 

  1. Evite papel

Receber extratos bancários e atualizações das instituições de caridade que você oferece suporte em formato eletrônico é um bom lugar para começar.

 

  1. Escolha a moda GREEN

Todos os anos, um bilhão de roupas são produzidos em todo o mundo e estima-se que o equivalente a 412 bilhões de euros seja perdido na forma de roupas nunca colocadas ou quase e raramente recicladas.

 

É pessoal, a lista seria longa mas, se conseguimos dar apenas 10 passos para iniciarmos e nos reeducarmos já ajudaríamos muito. Afinal, como partimos da filosofia de que NÃO EXISTE PLANETA B, que tal cuidarmos do nosso? Não somos o homem mais rico do mundo e não pretendemos deixar o fashion way para construir foguetes; a NATTZ preserva e respeita aquilo que tem. Até nosso próximo blog. Pensem nisso!

 

*COP26 - COP significa "Conferência das Partes", onde as Partes significam as 197 nações pertencentes à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. 26 por ser a 26ª edição.